Dúvidas frequentes sobre tatuagens

15:44:00

Nesse post, foram respondidas 7 perguntas/dúvidas que alguns dos leitores ainda tinham sobre tatuagens. As perguntas foram enviadas à vários tatuadores e entre eles, eu escolhi as respostas do Vital Monteiro e do Allano. Se você não se tatuou ainda, mas sente vontade de fazer a primeira tattoo, espero que esse post, de alguma forma te ajude.



  Sobre o mantra tattoo:

O Studio Mantra Tattoo é composto por apenas um tatuador desde o inicio, Vital Monteiro começou a tatuar há três anos. Porém foi a dois anos que juntamente com seu sócio Cleiton Nascimento idealizaram o Mantra Tattoo, sempre com a idéia de não ser somente um Studio de tatuagem, mas também um espaço de integração entre pessoas, onde elas pudessem transmitir seus sentimentos e personalidade em expressões artísticas.

Inspirados na cultura hindu e pensando no significado central da palavra “mantra”, uma sílaba do qual tem como finalidade evocar um estado contemplativo, espiritual, artístico e/ou social. Carregado de cores vibrantes e imagens de deuses hindus, não é somente nossa decoração que remete a cultura hindu, mas também nossa filosofia e nossas crenças que vão de encontro com o modo humanista e acolhedor desta cultura.

No Studio é realizado vários estilos de tatuagens sem se prender a um especifico, até porque assim podemos nos adequar a arte individual que cada um queira expressar em seu corpo. Localizado na zona oeste da grande São Paulo, o Mantra é friendly desde sua idealização, porém não é um Studio voltado para um único público, mas sim para todas as pessoas que amam tatuagem, todos são mais que bem vindos. 






Dentre as perguntas que me foram enviadas, o Vital foi o responsável por responder as seguintes:

1º: É necessário algum cuidado antes de tatuar?

-Não necessariamente. O procedimento feito para a aplicação da tatuagem basicamente é simples, porém como algumas pessoas são mais suscetíveis a dor, pode ocorrer de ter queda de pressão e enjoos, mas são raros os casos de isso acontecer. Por isso, é sempre bom que a pessoa dirija-se ao studio bem alimentada e com o sono em dia. A ingestão de álcool no dia anterior também pode fazer a pessoa sangrar mais durante o procedimento.

2º: Pode anestesiar o local que será tatuado?

-Há quem aplique anestesia rsrs porém, a Anvisa e a Vigilância sanitária proíbem com veemência, por motivos óbvios, tem pessoas que são alérgicas e nós, quanto profissionais de um procedimento estético não saberíamos como lidar com uma crise alérgica grave, como um médico ou um dentista saberiam. Fora que a anestesia tende a enrijecer a pele dificultando a pigmentação. Tem uma pomada chamada ENLA que aplicando sobre a pele, uma hora antes, ajuda na dor, mas também dificulta a pigmentação. Mas a dor faz parte de toda a experiência da tatuagem, é quase um rito de passagem e, sem ela, talvez não seria tão gratificante ver uma arte em sua pele.

3º O que é cover-up? Como funciona esse procedimento?

-O cover-up, nada mais é do que o procedimento de cobertura de uma tatuagem antiga. Muitas pessoas recorrem a esse procedimento por não ter gostado do resultado final de uma tatuagem antiga. A técnica é a mesma da tradicional, o que a difere é o tipo de desenho a ser usado e o local do corpo, mas isso vai de profissional para profissional. 
                              









Sobre o Allano:

O que o levou a tatuar: Ele sempre teve muita curiosidade, sempre gostou de desenhar e achava muito intrigante a maneira como as pessoas conseguiam fixar um desenho na pele, isso há 20 anos atrás, Isso se deu, devido ao fato dele ter conhecido uma única pessoa que possuia algumas tatuagens. Há 20 anos atrás, não era tão simples conseguir o material para tatuar, então, essa mesma pessoa, lhe disse como poderia ser feita a máquina de tatuagem e lhe ensinou como fazer. Na época, ele tinha apenas 16 anos e "fabricou" a sua própria máquina de tatuar com um motorzinho de fita cassete (que inclusive, ele guarda essa máquina até hoje). Utilizava a tinta que tinha a disposição, desde tinta de tecido a outros inúmeros tipos e os testes eram feitos na própria pele.





Allano responde:


1º Como saber se é o momento certo para fazer uma tattoo e como escolher a minha primeira?

-O momento certo de fazer uma tattoo sempre tem relação a consciência de que será algo que ficará para sempre com você e que há um processo que envolve cuidados e um pouco de dor hehehe.
Dito isso, você pode sim, optar por uma tatuagem apenas pela beleza/significado ou mesmo utilizar o desenho da moda. Importante que saiba qual o peso que esse desenho carrega, assim você estará mais preparado para lidar com o preconceito besta de cada dia.
Impulso muitas vezes causa mais arrependimentos do que alegrias. 
Se não tem ideia do que fazer, busque algo que represente algo importante em sua vida. Nomes de namorados ou coisas do tipo para uma primeira tattoo nunca são legais. Se a dúvida persistir, pesquise e amadureça a ideia... Caso seja algo que você nunca viu na internet e você não sabe como expressar, converse com o tatuador e ele vai te orientar ou desenhar algo para você

2º Aos menores de idade, quais as indicações?

-Primeira coisa: não faça escondido dos pais. 
Estúdios de tatuagens profissionais não fazem em menores de 18 anos sem autorização. 
O risco de fazer em um local sem os cuidados básicos de higiene é real e bem perigoso. Afinal, você pode se contaminar com vários tipos de doenças e a principal é a hepatite.
Mas os cuidados para se fazer a primeira tattoo também valem para os menores de idade:
* nunca faça por impulso ou bêbado.
* não faça algo em uma língua que não conhece ou um desenho que você não conhece o significado, exemplo: algumas tattoos são estigmatizadas pela polícia, tipo o palhaço. Na dúvida pesquise!!!
* não faça nomes de namorados
* sempre busque referências com outras pessoas sobre o profissional e veja tattoos que ele fez, não só na net, mas "ao vivo" se puder.
* vá conhecer o ambiente e tire todas as dúvidas.

3º Quanto tempo dura a cicatrização? Quais cuidados devem ser tomados durante o período de cicatrização? Depois da tattoo cicatrizada, é necessário algum cuidado?

- Durante a cicatrização, é aconselhável que se use a pomanda BEPANTOL. A cicatrização de uma tatuagem poderá variar de pessoa para pessoa, em geral com 15 dias, as cascas já caíram e a pele já começa a voltar ao normal. Isso não quer dizer que os cuidados acabem aí!!!
Fazer uma tattoo é "para sempre". Protegê-la do sol também. Os raios solares são os responsáveis, ao longo do tempo, pelos danos ao brilho e às cores da tatuagem.
Portanto, o bloqueador solar (com FPS acima de 30, de preferência) deve ser de uso diário. Em caso de expor ao sol em piscinas/praias, deve se ter o cuidado redobrado especialmente no caso de uma tatuagem colorida.
Ou seja, para quem gosta de se bronzear, a tattoo sem proteção sofrerá, desbotando mais rapidamente.


4º O preço dos materiais tem relação com o preço da tattoo? Porque, há quem cobre muito caro e há quem faça um preço mais justo. Qual a diferença entre tattoo colorida e unicolor?

-Muitas pessoas que visitam nosso estúdio e consultam preços ficam intrigados pelo fato de um ou outro tatuador terem orçado o mesmo serviço com valores bem menores do que os nossos.
O preço de uma tattoo inclui gastos com equipamentos e insumos de esterilização, tintas e agulhas descartáveis, e boa qualidade dos materiais empregados, além dos impostos, ambiente que o tatuador oferece ao cliente...
Sendo assim, como é possível que cobrem 30, 40 reais por uma tatuagem? 
Pense bem: onde o tatuador está economizando?
Outro ponto a se pensar é que uma tatuagem mal feita pode sair bem mais cara. Uma remoção não sai por menos de 1500 reais. Uma cobertura ou reforma custa pelo menos duas vezes mais do que a tatuagem original.Se o tatuador economizou em biossegurança, um tratamento contra hepatite pode sair bem caro, ou pode custar uma vida... Então, antes de pensar em preço, pense em qualidade. Tente equilibrar as duas coisas. Sua saúde não é produto de feira para ser alvo de pechincha.
Com relação a diferença de preço entre tattoos de cor e somente pretas depende muito do tempo/trabalho. Por vezes sai a mesma coisa...












Enfim, é isso. O post está incompleto, pois alguns tatuadores ainda não tiveram tempo de me mandar o seu material, porém, eu tinha prometido data e hora para publicar. Logo que receber o restante do material, atualizo aqui! ❥ ❣



You Might Also Like

1 comentários

  1. É possível encontrar o mantra tattoo no instagram como @Mantratatto e no facebook Mantra Tattoo.
    E o Allano, no facebook: Alano Tatuador Pereira da Silvia.

    ResponderExcluir

.

Subscribe